Atualmente os indivíduos enfrentam diversos desafios, muitos relacionados com o mundo laboral e, particularmente, com as suas carreiras. O Coaching surge como uma resposta a estas necessidades, uma vez que procura ajudar os indivíduos a perceberem as suas mais valias e potencializar o sucesso a longo prazo. Deste modo, é importante compreender de que forma pode contribuir para o crescimento pessoal e também organizacional.
O conceito de Coaching
“Contribui para as pessoas explorarem o seu potencial de modo a maximizarem a sua performance, é um processo orientado para o futuro e que permite auxiliar os sujeitos a aprenderem, dando-lhes total liberdade e controlo sobre o processo.”
O conceito de coaching parte da premissa de que este processo contribui para as pessoas explorarem o seu potencial de modo a maximizarem a sua performance, é um processo orientado para o futuro e que permite auxiliar os sujeitos a aprenderem, dando-lhes total liberdade e controlo sobre o processo.
Desta forma, este é um processo onde um profissional treinado, coach de carreira, e um individuo que procura orientação, coachee, trabalham de forma a que o coachee consiga adquirir consciência e responsabilidade sobre a sua carreira. Assim como definir objetivos SMART, que vão ao encontro da realidade e que permitam explorar diversas opções com visão de futuro.
Os objetivos SMART
Muito se fala da importância de definirmos objetivos SMART. No coaching estes adquirem uma importância acrescida, uma vez que permitem ao coachee perceber com clareza quais as metas que pretende alcançar e definir de forma clara os passos para atingir essas metas. Estes devem ser definidos de forma a serem atingíveis e estratégicos. Desta forma é importante que no coaching exista um plano bem definido das metas a alcançar e que os objetivos sejam definidos de acordo com estes critérios e de acordo com a realidade do mercado.
As potencialidades do Processo de Coaching
Consciência e Responsabilidade
Duas das principais competências que estão inerentes a todo o processo de coaching e que por isso assumem particular relevância é a Consciência e a Responsabilidade.
A Consciência na medida em que é importante que o coachee consiga reconhecer quando é que as suas emoções estão a interferir com a sua tomada de decisão e com a perceção de determinadas problemáticas. Desenvolvendo autoconsciência, ser-lhe-á possível ver além dessa situação e analisá-la de forma objetiva, contribuindo para a sua autoestima e autorresponsabilidade.
A Responsabilidade aumenta o seu compromisso para com o processo e consequentemente irá criar um maior envolvimento, o que leva a que a pessoa se sinta mais motivada sobre a sua escolha e procure assumir responsabilidade, reconhecendo as suas mais valias.
Desta forma, o processo de coaching contribuirá de forma positiva para autoconfiança do coachee, encorajando os indivíduos a saírem das suas zonas de conforto, permitindo aos indivíduos desenvolver o seu potencial e contribuir para o seu sucesso.
A Personalização do Processo
O coaching contribui para que os indivíduos possam obter uma maior compreensão relativamente às suas habilidades, interesses e valores, de modo a tomar decisões de carreira informadas e de acordo com os seus pontos fortes e interesses. Desta forma este processo é altamente personalizado, variando de individuo para individuo e consoante os seus objetivos, sendo orientado de forma diferente consoante as necessidades de cada coachee e a realidade das suas carreiras.
Aumento das Competências
O coaching visa ainda o aumento das competências profissionais e pessoais assumidas como vitais no mercado de trabalho. Desta forma, apoiam o coachee em áreas como a procura de novos projetos profissionais e o desenvolvimento de competências especificas e orientadas para o projeto onde estão atualmente.
Os desafios de carreira surgem naturalmente ao longo de todo este processo, pelo que o coach dará um apoio chave, permitindo ao coachee lidar com elas da melhor forma de modo a que se mantenha motivado e focado nas suas tarefas. Desta forma, este é um processo continuo que permite ao individuo identificar oportunidades de formação e adotar estratégias para lidar com as adversidades.
O Sucesso
Todos estes critérios irão permitir ao coachee manter o seu sucesso a longo prazo, uma vez que visam dotá-lo de competências e ferramentas para lidar com situações menos positivas e fomentar o seu crescimento através de objetivos. Desta forma, o coache estará apto a lidar com essas situações sem o apoio o seu coach. Adicionalmente, parte do trabalho desenvolvido ao longo do coaching visa este objetivo, uma vez que é orientado para um crescimento e melhoria constante de habilidades, e a criação de consciência e responsabilidade.
Para ter real sucesso, o coaching deve reconhecer a importância do bem-estar e da relação trabalho-família, de modo a que os indivíduos consigam definir as suas prioridades e adotar estratégias que lhes permitam obter este equilíbrio. Desta forma estarão mais motivados e comprometidos com o processo e permitem a sua evolução de forma sustentável e a longo prazo.
O coaching assume particular importância para os indivíduos, mas também para as organizações onde estes se inserem. Colaboradores que assumem uma visão orientada para o sucesso e que estão dotados de diversas competências chave a adotar nas organizações são colaboradores mais motivados e comprometidos com a sua carreira, o que por sua vez se irá traduzir nos resultados organizacionais alcançados.